Microfisioterapia

A Microfisioterapia é uma técnica de origem francesa desenvolvida na década de 80 pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrici Benini. O termo vem do grego "micro", que significa pequeno, e "kinesi", que significa movimento. Basicamente é uma terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença, através da micropalpação, e estimular sua auto-correção.

Ela foi criada sobre o princípio natural e elementar de ajudar o corpo a eliminar todos os traumatismos passados e presentes que ele guarda na memória celular e que impedem o bom funcionamento do organismo, como um grão de areia numa máquina.

No dia a dia, nosso corpo tem que lutar contra agressões de toda espécie e de diferentes naturezas, vindas do exterior (micróbios, toxinas, choques físicos ou emocionais) ou do interior (fraqueza de um órgão, problemas existenciais). O mais comum é nosso organismo se auto-corrigir em silêncio, sem que percebamos. No entanto, se as causas não são identificadas, reconhecidas ou se são muito fortes, o corpo pode não reagir com eficácia. A Agressão deixa, então, um tipo de cicatriz nos tecidos, uma memória do ocorrido. O acúmulo dessas cicatrizes farão com que um dia uma dor apareça ou uma doença se desenvolva e o corpo, muito fragilizado, não poderá mais lutar. A Microfisioterapia ajudará eliminar naturalmente essas memórias, o que fortalecerá nosso organismo é fará com que ele reencontre as capacidades que havia perdido.

Para um sintoma específico, 2 a 3 sessões são suficientes. Elas deverão ter um intervalo de 45 a 60 dias dependendo do caso.

Circulação sanguínea, respiração, troca de células....

Toda esta atividade faz nascer ritmos vitais no interior de nosso organismo, mas também na superfície da pele.

Esses ritmos vitais são percebidos pelas mãos do Fisioterapeuta, que vai identificar se esses "micromovimentos" estão normais. Caso não estejam, significa que há uma cicatriz nesse local, fonte de uma disfunção que pode estar localizada nessa ou em alguma outra região.

Uma sessão dura, em média, 1 hora e 30 min. Depois de uma anamnese, o paciente é instalado em uma maca de massagem, o terapeuta faz uma leitura corporal, seguindo mapas corporais desenvolvidos pelos criadores do método e poderá identificar onde os tecidos está com baixa vitalidade. Onde houver alteração, ele efetuará uma estimulação para reinformar o organismo da presença dessa disfunção. Assim, o corpo encontrará a memória do choque e se concentrará para eliminá-la definitivamente, fazendo o que chamamos de autorregulação.

O trabalho que o corpo executa desencadeará um leve relaxamento e um leve cansaço durante 1 ou 2 dias. Por isso é preferível prever um tempo de repouso após a sessão (evitar esforço físico por 2 dias) e é aconselhável a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia nesse período, para facilitar o trabalho de eliminação.

A Microfisioterapia é indicada para qualquer pessoa de bebês a idosos e não tem contra indicações absolutas.

O terapeuta não busca especificamente um sintoma e sim pesquisa o corpo como um todo, avaliando e tratando todas as disfunções que esse organismo apresenta, podendo ser aplicada inclusive de forma preventiva.

Todos nós passamos por diversos traumas ao longo da vida (físicos, químicos, tóxicos, emocionais) que nos afetam, com a Microfisioterapia podemos pesquisar no corpo com um toque sutil como esses eventos impactaram e afetram nosso organismo e tratar essas disfunções, trazendo mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.

• Distúrbios alimentares (de eliminação de peso a crianças com seletividade);
• Dores musculares ou articulares
• Alterações hormonais;
• Asma, bronquite, rinite ou sinusite;
• Déficit de atenção, hiperatividade;
• Problemas urogenitais;
• Ansiedade, medos, fobias e pânico;
• Depressão, traumas físicos e emocionais
• Fibromialgia
• Alergias alimentares, medicamentosas, de insetos.
E muito mais....

Profissionais

Conheça as profissionais da Clínica Mizukami que atua nessa especialidade!

Caroline Faria
Microfisioterapia
Currículo +